Inscreva-se para receber dicas saudáveis

Porque é tão difícil meditar?

23 fevereiro, 2016 | Bem-Estar - Terapias Alternativas | Monica Wagner

Essa é uma grande dificuldade minha, nunca consigo aquietar a minha mente…e imagino que deva ser a dificuldade de muita gente.

No post sobre iniciando a meditação, falei um pouco mais sobre isso, e recebi alguns emails com dúvidas sobre o assunto

Meditacao

Pedi ao meu guia espiritual – Hakim, para que ele nos ajudasse nessa questão, e ele preparou um post muito esclarecedor para nós 🙂

PORQUE É TÃO DIFÍCIL MEDITAR

A ação de meditar não é outra coisa que voltar a atenção para si mesmo, silenciando o mundo externo, procurando equilíbrio.

A posição de lótus é a mais conhecida como sinônimo de meditação, porem difícil de alcançar, por isso precisamos entender que meditar é um ato que pode ser realizado ate andando como na tradição budista theravada onde se acredita que desenvolve a concentração em movimento, traz energia para a mente e vitalidade para o corpo ou pode também ser feita em pé como na meditação chinesa zhan zhuang muito favorável para quem tem pouca flexibilidade ou sofre de problemas.

Acredito que muitas vezes tentamos seguir padrões que não nos pertencem ou simplesmente não irão nos beneficiar na nossa intenção.

Se você esta sentindo que precisa diminuir a ansiedade, melhorar um pouco a sua percepção sobre o seu mundo e sua vida, se conhecer melhor, desenvolver mais força espiritual e se sentir em equilíbrio e harmonia interna, então saiba que é possível meditar parada no transito ou no trabalho de forma simples e silenciosa por 5 – 10 minutos sem precisar adotar a posição de lótus no meio do escritório!

A primeira coisa que ensino aos meus alunos de meditação é a desmistificar a palavra e não adotarem posturas próprias de um menino nascido na India ou no Nepal que senta e abstrai com muita facilidade por muito tempo, de olhos fechados e consegue escutar ate a sua corrente sanguínea fluindo pelo corpo.

Meditar vem do latim meditare que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior, voltar a atenção para dentro de si. Na India é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de concentração. Em Chinês Ch’anna e é chamada de Zen em Japonês. Então a palavra “meditação” no Português descreve qualquer ato realizado por qualquer pessoa, em qualquer momento ou lugar no qual ela esta presente, consciente, focada naquilo, respirando, pensando, sentindo e vivendo aquilo.

Vou lhe dar alguns exemplos, sabe aquele momento que você estava dançando de olhos fechados? Correndo pela praia, olhando fixo a paisagem no topo de uma montanha, olhando fixo para sua xícara de cafe? pois bem, todos esses momentos foram de meditação, quando parece que tudo parou e você se tornou para si mesma, parou de ouvir o barulho do mundo e empreendeu uma viagem para dentro do seu imenso universo, tenho certeza que quando voltou, alguma ideia ou solução trouxe, ou talvez só trouxe paz e deixou la o que estava pesado. Isso é a conversa entre nosso mundo externo e o divino que habita em nos é intensa durante a meditação, nos dando a sensação que estamos acompanhados por mais alguém o tempo todo e transformando tudo que estamos sentindo em sensações.

Quando conseguimos permanecer em um estado meditativo de forma permanente, não importa mais o que esta acontecendo ao nosso redor, sempre estaremos em condições de manter a calma, de observar a situação com sabedoria e muito provavelmente saberemos imediatamente o que fazer.

Mas como consigo isso? Bom, como tudo na vida isso também é um processo e não devemos entrar nele querendo logo de cara aprender voar sem sequer sabermos andar nesses territórios.

No próximo post vou ensinar um primeiro exercício de meditação básico para iniciantes, aquele que vai poder realizar aonde estiver por 5 minutos e recuperar forças e calma para continuar.

Gratidão por ser quem você é!

facebook.com/hakimfigueroa

instagram.com/hakim_figueroa

WhatsApp: +55(11)97580-4521

Você pode gostar desses posts também
  • A seguidora Dani Garcia nos conta como as receitas mudaram a sua vida!
  • Dentes sensíveis? Existe solução!
  • Tradição de família
  • Onde cuidar dos cabelos? Laces and Hair, lógico!
  • Seguidora Daniele Saraiva e a sua mudança de hábitos
  • Onocavit - contra gordura localizada
  • Exame Igenesis
  • Musculação terapeutica

comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia 2 comentários nesse post
  1. suelyanna

    MUito legal Monica… ansiosa pelo proximo post ???, q vai ensinar um exercicio p iniciantes.. ???.. bjs

    • Monica Wagner

      Ou Suely, que bom que gostou! Tbm estou ansiosa pelo próximo..rs bjs

Comente no Facebook
x Quer receber dicas saudáveis? Cadastre seu e-mail aqui: