Inscreva-se para receber dicas saudáveis

Abacate x avocado

5 maio, 2016 | Dicas de Alimentação | Usuário sem Nome

Eu consumo muito abacate e avocado, adoro!! Você sabe a diferença entre eles?

Abacate

Muita gente acha que é a mesma fruta, mas não é.

O abacate é o maior, prefiro este para fazer doces, mousse, usar em shakes, ele é mais aguado do que o avocado.

O avocado, esse menorzinho aí, é da família do abacate, é mais consistente e perfeito para preparações salgadas: como com pão e ovo (combinação que mais amo!), guacamole, para comer em saladas com sal e azeite…é tudo de bom!

Os dois são ricos em gordura do bem e excelente alimento para quem pratica atividades físicas. O avocado é menos calórico (10%) do que o abacate.  São ricos em antioxidantes, combatendo assim os radicais livres. Ricos também em vitaminas,  protegem o coração,  ajudam na redução do colesterol… com certeza um aliado na alimentação saudável! 🙂

Sempre quando posto alguma receita com abacate ou avocado, surge a dúvida: mas não engorda?

Achei um texto e explicação bacana da Tatiana Zanin (Nutricionista):

Os benefícios do abacate para a saúde

inclui ajudar a melhorar o perfil do colesterol no sangue e o sistema circulatório porque contém gordura saudável, como os ômega 3, além disso, o abacate também pode:

Melhorar a pele, pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C;
Prevenir doenças congênitas, pois contém ácido fólico;
Proteger as células pela sua riqueza em antioxidante.

O abacate engorda se consumido em excesso porque é uma das frutas mais ricas em gordura, que mesmo sendo de boa qualidade, tem muitas calorias.

Composição nutricional do abacate por 100 g:

Energia (kcal) 108
Proteínas (g) 1,1
Gordura Total (g) 10,5
Gordura monoinsaturada (g) 6,5
Carboidrato (g) 2,3
Fibras (g) 3
Vitamina C (mg) 3
Vitamina A/caroteno (mcg) 32
Vitamina E (mg) 2,1
Ácido Fólico/Folato (mcg) 11
Potássio (mg) 326
Fósforo (mg) 36

O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.

Benefícios do abacate na musculação

Os benefícios do abacate na musculação incluem evitar a fadiga muscular e combater os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso provocando o envelhecimento celular. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.

Benefícios do abacate na gravidez

O benefício do abacate na gravidez é prevenir doenças congênitas em bebés. Durante a gravidez, é essencial o consumo de folato ou ácido fólico e o abacate é uma excelente fonte desta vitamina.

Benefícios do abacate para o cabelo

Os benefícios do abacate para o cabelo envolve aumentar a hidratação, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Assim, os benefícios do abacate para o cabelo não surgem pela ingestão, mas sim pela possibilidade de fazer uma máscara com a polpa do abacate, que permite que o cabelo fique forte e bonito.

Benefícios do abacate para a pele

O benefício do abacate para a pele é melhorar o tônus da pele, pois contribui para sua firmeza e ainda retarda a formação de manchas oriundas do envelhecimento do nosso corpo. O abacate tem sido usado amplamente pela indústria da beleza devido a sua capacidade de metabolizar o colágeno de nossa pele ajudando, então, no combate das estrias, rugas e celulite, além de sua capacidade antioxidante que evita o envelhecimento da pele.

Benefícios do abacate para diabéticos

O benefício do abacate para diabéticos é, sobretudo, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois esta fruta não tem uma grande quantidade de carboidrato e o seu alto teor em fibra vai aumentar a saciedade e ajudar o diabético a cumprir os horários das refeições que são fundamentais.

Benefícios do abacate para emagrecer

O benefício do abacate para emagrecer envolve aumentar a saciedade porque o abacate é rico em fibras que vão dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite. Porém, o abacate é muito calórico e tem muita gordura, não sendo a fruta mais indicada para dietas de emagrecimento.

Consulte sempre um nutricionista!

Aqui no blog, tem algumas opções de receitas com abacate ou avocado, olhem essa tortinha que delícia!

image

É só pegar 1 colher de sopa de flocos de arroz, 1 colher de café de óleo de coco, misturar bem, moldar em uma forminha de silicone e levar ao freezer.

Enquanto isso, amasse um pouco de abacate com um garfo e coloque açúcar de côco ou oq preferir para adoçar. Enfeitei com chia.

O óleo de côco solidifica em temperaturas baixas, então, fica uma casquinha.
Só  rechear com oq preferir.
Consuma imediatamente.

 

Bjs
Monica

Você pode gostar desses posts também
  • Kombucha - o refrigerante saudável
  • grãos e oleaginosas
    Quais alimentos que mais utilizo no meu dia a dia?
  • O que comer antes e depois do treino?
  • Alimentação saudável

comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente no Facebook
x Quer receber dicas saudáveis? Cadastre seu e-mail aqui: